Em outubro de 2017, tive o prazer de publicar meu primeiro livro – “Líder de Resultado”, Editora Gente. Nele, expus a base do modelo de gestão que eu tanto acredito e defendo. Embora tenha sido escrito antes da Pandemia do Covid-19, não mudaria uma vírgula do que está lá. Pelo contrário. À frente da Unimed Fortaleza, durante todo esse período tão difícil, pude validar de forma muito intensa tudo o que já defendia. O modelo de gestão, que chamo de “Cortesia com Resultado” não só é efetivo; ele salva vidas. Dessa forma, o que você, caro leitor, encontrará aqui, nesse texto, terá a mesma essência de tudo o que expus no livro. Inclusive, muitos trechos são literalmente iguais, pois é justamente isso que eu quero. Falar a mesma coisa.
Como gestor e líder, desde muito cedo percebi que à medida em que fosse subindo na hierarquia das empresas, mais de pessoas teria que entender.
Nas empresas em que atuo, procuro usar um modelo de gestão que acredito se adequar a qualquer tipo de negócio, independentemente do nicho de atuação e do tamanho da organização. Para isso, só há uma condição: ter pessoas envolvidas.
E, um ponto que considero importante e essencial para uma gestão e liderança de alta performance é a construção de uma cultura.
Na realidade, essa é a primeira parte de todo esse processo. A cultura é uma definição muito clara de quais são os valores e qual a cultura do líder e da empresa.
Valores são o conjunto de tudo o que move uma pessoa ou uma organização. É tudo aquilo do qual não se deve abrir mão, caso contrário haverá incômodo, dor ou até mesmo sofrimento.
A reunião do conjunto desses valores numa empresa é a base para a definição da cultura dessa organização.
Podemos definir cultura, de forma muito simples e objetiva, como o conjunto de práticas e valores vividos no ambiente empresarial, sendo, sem dúvida, um dos principais pilares do sucesso das organizações.
E, tenha certeza, a sua empresa terá uma cultura, quer você queira, quer não. Se o líder não definir qual cultura quer para a sua equipe, cada um agirá como bem entender. E todos estarão certos, pois não tiveram nenhuma orientação prévia.
Então, defina qual cultura você quer para a sua empresa ou seu setor; divulgue isso fortemente entre seus colaboradores e, principalmente, passe a ser o exemplo maior de tudo isso.
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