Tenho lido bastante sobre “Liderança”. Sou apaixonado pelo tema. Aliás, acredito fortemente que desenvolver líderes de valores nobres é a solução definitiva para o marasmo e a crise que assolam nosso país. Excelentes líderes são, na minha opinião, a base para se resolver todos os nossos principais problemas, como corrupção, desemprego, falta de educação, fome, etc, etc, etc…
O que chama a atenção é que, quando se faz uma análise de tudo o que se tem na literatura, muitos pontos são comuns ao que se define como uma “Liderança Exemplar”.
Podemos citar alguns desses pontos:
- Valores, propósito e visão: sei que falar desses pontos já virou, para muitos, clichê. No entanto, isso se dá por serem aspectos tratados de forma extremamente superficial. Quantas vezes já vimos, em reuniões de planejamento estratégico, as pessoas quererem definir valores em 5 minutos? Todo líder deve ter muito claro quais são seus principais valores, seu propósito de vida (por que acorda toda manhã) e como quer estar em um futuro determinado. E mais, tudo isso deve ser compartilhado, e não imposto. Quando há um alinhamento dos valores, propósito e visão do líder com os da equipe e da instituição os excelentes resultados são, praticamente, inevitáveis.
- Colocar o outro à frente de si próprio: o líder tem que, de verdade, usar a liderança a serviço dos outros, e não de si próprio. Líder que cresce só não é líder, é oportunista.
- Humildade: não se trata de se colocar abaixo dos outros, mas de se colocar em posição de igual para igual, sabendo ouvir ativamente, aceitar feedbacks e opiniões contrárias. Lembre-se, a ideia que deve prevalecer não é a do líder, mas a melhor ideia, independentemente de quem for.
- Aceitar abrir mão de algumas, ou melhor, de muitas coisas: a posição de liderança exige sacrifícios frequentes, inclusive do ponto de vista pessoal. Não aceitar isso é não querer progredir como líder. Entenda a liderança como missão de vida. Dessa forma, os sacrifícios se tornam mais fáceis de serem suportados.
- Promover o desenvolvimento dos liderados: para mim, a melhor definição de liderança é obter excelentes resultados através do desenvolvimento das pessoas certas. Duas formas de o líder conseguir isso é através de feedbacks construtivos constantes e bem feitos e através da criação de um ambiente de aprendizado contínuo – Learning Organization – onde os erros e acertos são discutidos e os erros não são punidos, mas entendidos e utilizados como oportunidades de crescimento (é óbvio que erros semelhantes frequentemente repetidos ou erros por irresponsabilidade ou descaso devem ser tratados de forma diferenciada). Empresas que não aceitam errar não estão prontas para crescer.
- Dar suporte para os liderados não desistirem: o caminho para o topo é árduo e, muitas vezes, desmotivante. Cabe ao líder nutrir seus liderados de entusiasmo e coragem para se manterem no caminho. Pode-se fazer isso, por exemplo, através de celebrações de pequenas vitórias, reconhecimentos por desempenho, repetição frequente dos valores, propósito e visão e, principalmente, de conversas abertas e diretas com os liderados.
- Managing by Wandering Around (ou Walk about ou Get out of the building): isso nada mais é do que o líder dedicar parte importante do seu tempo para andar na organização, tendo contato direto com seus liderados, não apenas para resolver problemas, mas principlamente para ouvir atentamente o que eles têm a dizer.
- Delegar: uma das formas de estimular e desenvolver os liderados é delegar a eles atividades para as quais estejam preparados. Mas lembre-se de duas coisas: 1. Delegar não é “delargar” – o líder deve acompanhar o que foi delegado e estar pronto para intervir quando necessário – e 2. Quem serve o cafezinho não consegue pilotar o avião – líder que está diretamente envolvido com todos os processos não consegue agir no plano estratégico.
- Decidir: muitas vezes, em especial nas situações mais difíceis, o líder deve tomar para si a responsabilidade da decisão, assumindo os riscos e os possíveis ônus inerentes. Os seus liderados esperam isso dele; a empresa também.
- Ser exemplo do que prega: para mim, a principal função do líder. Se o líder agir de forma contrária ao que diz, perderá o respeito de todos e estará fadado ao fracasso.
Por fim, gostaria de deixar três perguntas que nós, líderes, devemos fazer todos os dias ao encerrar mais uma jornada de trabalho:
- O que eu fiz hoje para reforçar meus valores, meu propósito e minha visão de vida (onde eu quero chegar)?
- O que eu fiz hoje que me afastou dos meus valores, meu propósito e de onde eu quero chegar (minha visão)?
- O que eu posso fazer para me aproximar mais ainda desses valores, propósito e visão?
Com certeza, teremos sempre as respostas adequadas para essas perguntas.
Observação: escrevi esse texto após ler o livro “Desafios da Liderança”- Editora Vida – de James Kouzes e Barry Posner, o qual recomendo fortemente.