Elias-Leite-BrancoElias-Leite-BrancoElias-Leite-BrancoElias-Leite-Branco
  • Home
  • Sobre
  • Palestras e Treinamentos
  • Imersão
  • Blog
    • Conteúdo
    • Na mídia
  • Contato
  • Home
  • Conteúdo
  • Quem são os concorrentes da sua empresa?
Sucesso é a capacidade de resolver problemas
2 de julho de 2021
Algo Fundamental para Excelentes Resultados
18 de agosto de 2021
Publicado por Elias Leite on 29 de julho de 2021
Categorias
  • Conteúdo
Tags
  • clientes
  • concorrentes
  • cultura
  • experiência
  • negócios
  • valor

Quem são, na sua visão, os seus concorrentes ou os concorrentes da sua empresa?

Provavelmente, você responderá apenas empresas do seu mesmo nicho ou setor de atuação. Mas essa visão está, na minha opinião, ultrapassada. O objetivo é olhar de forma bem mais ampla.

Os níveis de exigência mudam em uma velocidade muito alta. Hoje, muito mais do que um produto ou serviço, as pessoas compram experiências. É o que Joseph Pine definiu como “Economia da Experiência”, que se refere ao fato de como a emoção (experiência interna do cliente) muda o valor (economia). Para a Economia da Experiência, produtos e serviços nada mais são do que simples formas de engajar os clientes às empresas. Na realidade, o que os clientes querem são experiências memoráveis.

É preciso ficar claro, então, que quem define quem são nossos concorrentes não somos mais nós, mas sim nossos clientes. Se a pessoa recebeu um atendimento excelente em qualquer outra empresa, de qualquer segmento, quando ela for ser atendida pela sua empresa, automaticamente, ela fará a comparação com o atendimento excelente que teve e, naquele momento, aquela empresa com quem a sua está sendo comparada passa a ser sua concorrente.

Quando o cliente, por exemplo, gosta da experiência de acompanhar em tempo real a entrega da comida pedida por um aplicativo, muito provavelmente vai querer acompanhar, também, a solicitação de reembolso de um seguro ou de uma autorização para realização de uma cirurgia.

Nesse exemplo, ao fazer essa comparação, o aplicativo de compra de comida é, naquele momento, concorrente da seguradora ou da operadora de plano de saúde.

A comparação é inevitável. Cuidado! Se você fizer negócios com alguém que já foi na Disney ela será, sim, sua concorrente.

Por tudo isso, é fundamental um olhar muito atento à toda a jornada do cliente e às suas necessidades, muitas vezes expressas através de reclamações. Uma reclamação reflete claramente uma insatisfação, que precisa ser tratada com atenção.

Lembre-se, o cliente nem sempre tem razão, mas é seu cliente.

Compartilhar
2
Elias Leite
Elias Leite
Médico otorrinolaringologista, com dois MBAs pela FGV — Gestão Empresarial e Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria —, aos 25 anos Elias Leite abriu a sua primeira clínica (que, posteriormente, viria a se tornar a Clínica Otorhinos). Fez vários cursos na área de gestão, como A Estratégia da Magia, com Alexandre Slivnik e Branca Barão, na Disney em Orlando, EUA. O autor tem ainda três formações em coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e pelo Integrated Coaching Institute (ICI). Foi Diretor Comercial e atualmente é Presidente da Unimed Fortaleza e Conselheiro da Central Nacional Unimed. Recentemente, outro curso o encantou e validou tudo o que acredita em relação à gestão: o APG Sênior, da Amana-Key, com Oscar Motomura. Elias vive hoje em Fortaleza e espera que seu caminho sirva para inspirar e impulsionar seus leitores a uma carreira de sucesso.

Artigos Relacionados

Dicas com Alexandre Slivnik e Elias Leite

12 de maio de 2022

Dicas com Alexandre Slivnik e Elias Leite


Leia mais
27 de abril de 2022

Existe um trabalho ideal?


Leia mais
23 de março de 2022

Um dos maiores erros dos líderes


Leia mais

Os comentários estão encerrados.



Elias Leite é médico e decidiu deixar de ser apenas médico de ouvidos, nariz, garganta e laringe e passar a ser também médico de pessoas e organizações através de uma liderança com alma. Foi Conselheiro da Central Nacional Unimed, Diretor Comercial e Presidente da Unimed Fortaleza. Atualmente é Diretor Comercial, de Produtos e Marketing da Seguros Unimed e também se dedica a treinar equipes através de palestras, treinamentos e imersões.

Leia Mais

Links Rápidos

  • Home
  • Sobre
  • Palestras e Treinamentos
  • Imersão
  • Blog
    • Conteúdo
    • Na mídia
  • Contato

Vamos nos conectar?

WhatsApp Instagram Linkedin YouTube

Telefone e WhatsApp:
+55 (11) 94276-7645

Acesse aqui para
entrar em contato via e-mail.
© 2021 Elias Leite. Todos os direitos reservados